Pesquise no Aprenda Aqui
ArabicChinese (Simplified)DutchEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

MóvelPrincipiante

Sabe aquele móvel velho, quadradão, todo riscado, fora de moda que está esquecido no canto da garagem, pois é, com uma repaginada ele pode ficar bem moderno, com cara de novinho.

A consciência de reciclagem também deve ser direcionada aos móveis da casa, por que não? Reaproveitar a madeira e não torná-la um item a mais no lixo já é um grande negócio. 

Materiais & Instrumentos: 

– 1 móvel velho ou sem uso;
– Serra tico-tico;
– Serrinha de mão;
– Lixa para madeira fina – Acabamento;
– Puxador novo, se houver gaveta;
– 1 lata de tinta latex;
– 1 pincel grande comum;
– 1 pincel de pátina;
– Água raz;
– Bisnaga de corante nas cores de desejar, neste caso, foram uma marrom e uma preta;
– Verniz cedro acetinado;
– Verniz transparente spray;
– Pano limpo e seco.

Antigo  Corte  Lixar

  Confecção:

Primeiro retire a gaveta do móvel, em seguida, escolha como ele será cortado para adquirir um visual mais moderno. Neste caso, foi mantida a base toda da mesma altura e retirada a parte superior para se transformar num criado.

Demarque as altura e risque o móvel antes de cortá-lo. Nas extremidades acessíveis o móvel foi cortado com a tico-tico, nas inacessíveis com a serrinha de mão.

Lixe todo móvel para quebrar o verniz, capriche na lixa nos espaços que cortou para ficar bem alinhado a ponto da tinta cobrir os defeitos. Se houver diferenças muito grandes use massa corrida para disfarçar. 

pintar  Branco  Mistura

Com o latex branco, sem diluir, pinte todo móvel onde desejar aplicar a pátina. Faça movimentos retos numa única direção. Espere secar e dê a segunda demão.

Coloque num recipiente 3 partes da tinta branca e uma de água. Use o corante escolhido para alcançar a cor desejada. Neste caso, foram usados 10 gotas de marrom para cada 3 conchas de molho de tinta e a mesma concha de água.  

Pintar  Pátina  gaveta

Use o mesmo pincel para iniciar a pintura do móvel. Passe três pinceladas em movimentos únicos.

Em seguida, antes que a tinta seque passe o pincel de pátina respeitando a mesma direção, também em movimento único. O desenho dos veios da pátina já ficaram em evidência.

Faça esta pintura no móvel inteiro, mas fracionando para a tinta não secar.

Para a gaveta misture o verniz a algumas gotas de corante preto para adquirir um tom escuro e passe na frente ou onde não será aplicada a pátina. O espaço já deve estar lixado.

Criado   criado  criado

O criado, por exemplo, foi pintado uma lateral e a base em pátina o restante envernizado no mesmo tom da gaveta para montar a composição do ambiente.

Deixe o móvel secar por 24h antes de aplicar o verniz.  

VernizCom a pátina bem seca inicie a aplicação do verniz e coloque o puxador na gaveta.

Afaste o spray 25cm aproximadamente do móvel e aplique em movimentos de vai e vem sem mudar a direção.

Espere secar por uma semana num local arejado para eliminar o cheiro forte do verniz. Coloque proteção ou rodinhas para não riscar o piso e decore o ambiente que desejar.

 

Deixe uma resposta